“Recordar é Viver DQPE”

São Paulo, 25 de fevereiro de 2012, reunião de avaliação dos trabalhos de 2011 na nova sede do IVOZ, centro velho da nossa capital. Encontrando amigos, fazendo café, ajeitando o espaço para receber os que ainda estavam por vir. Nesse meio tempo discutimos sobre a identidade da rede Da Quebrada Para a Estrada:

DAQUEBRADA PARA ESTRADA - Zona Oeste

DAQUEBRADA PARA ESTRADA - Zona Oeste

Qual sua função? Articulação de grupos? Formação de um grupo? Fomentar os diversos grupos que a compõem?

Ao que me parece, independentemente da função ou do formato que tenhamos a intenção de dar a esta rede, ela já se configura como uma bricolagem de todas as funções acima mencionadas, ainda que em determinados contextos alguma delas possa prevalecer sobre as outras. Quando todos estavam presentes, avaliamos os eventos realizados no ano que passou, embora tenha havido algumas falhas, principalmente de organização e registro documental, os eventos ocorreram de modo satisfatório.

DAQUEBRADA PARA ESTRADA - Zona Oeste

DAQUEBRADA PARA ESTRADA - Zona Oeste

De qualquer modo o conselho do IVOZ explicitou para fins de esclarecimento, que o projeto Ponto de Cultura nada tem a ver com a rede Da Quebrada pra Estrada e anunciou o desvinculamento das verbas dos eventos da rede, isto é, os eventos realizados pela rede deverão ser financiados por recursos próprios. Em minha avaliação creio que seja uma boa forma de incentivar a reestruturação da rede e ressignificar sua identidade e objetivos ou extingui-la de vez, caso não haja mais significado para sua existência.

A metodologia sugerida pelo IVOZ e oferecida como referência em suas formações voltadas aos produtores culturais, foi bem avaliada por estes, embora não tenham conseguido aplicá-la em sua plenitude, uma vez que os problemas de organização e registro, citados anteriormente, ocorridos nos eventos realizados, deveram-se a desconsideração de alguns passos essenciais da referida metodologia.

DAQUEBRADA PARA ESTRADA - Zona Sul

DAQUEBRADA PARA ESTRADA - Zona Sul

Por fim, marcamos nova reunião para novas discussões e encaminhamentos que deverá ocorrer na segunda semana de março após a reunião do conselho do IVOZ, mais precisamente no dia 12 com horário a ser definido.

Ricardo Boaventura da Silva aKa Morcego


Para começar as atividades de 2012 com a Rede IVoz, nosso coletivo se reuniu para avaliar suas ações no ano de 2011.

DAQUEBRADA PARA ESTRADA - Zona Leste                                                                                     

DAQUEBRADA PARA ESTRADA - Zona Leste

Com a presença dos protagonistas dos projetos Da Quebrada Pra Estrada, somados a colaboradores e a equipe Rede IVoz, todos podemos rever nossas atividades de forma crítica, buscando reconhecer nossos acertos e erros. Avaliando a produção e realização dos eventos, oficinas, apresentações e intervenções artísticas. Essa avaliação tem objetivo de embasar nosso planejamento para as ações do ano de 2012.

DAQUEBRADA PARA ESTRADA - Zona Sul

DAQUEBRADA PARA ESTRADA - Zona Sul

Para registrar e divulgar as ações do projeto Da Quebrada Pra Estreada Zona Oeste do ano de 2011, a Rede IVoz aplicou suas forças na Literacia Midiática e na Cobertura Colaborativa de eventos. Essas duas ações,unidas, reverberaram pela rede em forma de fotos, vídeos, textos e comentários publicados nas redes sociais, deixando claro que a produção de conteúdo original, feito de forma criativa e compartilhado em rede é uma força da internet.

DAQUEBRADA PARA ESTRADA - Zona Leste

DAQUEBRADA PARA ESTRADA - Zona Leste

Guilherme Fioravante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: